Povinho de Piada

Quando eu era criança, meu pai contava uma piada sobre o nosso país: São Pedro questionava Deus que havia sobrecarregado os Estados Unidos e o Japão com furacões, terremotos e tsunamis enquanto preservava um país gigante como o Brasil das catástrofes naturais. E ainda nos abarrotava de recursos minerais, vegetais, hídricos e lindas paisagens... Deus não era justo. Ao que o todo poderoso retrucava: você vai ver o povinho que vou colocar lá. 

E eu ria.

Demorou uns 40 anos pra que esta piada doesse em mim. 
Em 2017, dói em mim a miserável apatia de quem se acostumou a ser povinho de piada.
Esta submissão histórica que calçamos nos pés feito botas de cimento logo cedo, antes de sair de casa. Este aceite da mediocridade que une pobres e elite num só mantra: povinho. 

Uns cheios de grana, diplomas, cargos, poder e outros repisando diariamente a falta de tudo, marcados na testa feito gado com a mesma palavra que arde: povinho.

Foragidos em qualquer canto do planeta sempre delimitados pela origem, sempre respondendo pelos seus: povinho. 

Eternamente presos uns aos outros pelo cordão umbilical verde amarelo. 

Forçados a entender, olhando perplexos a correnteza de podridão que sobe, que seremos um povo ou um povinho juntos. 

Que cada idiota que você empurra no abismo está amarrado a você. E não entender isto é a parte mais vigorosa e burra de ser povinho.

Seja você operário ou magistrado, esquerda ou direita, evangélico ou gay...

E não tem graça mais. 

*
*
*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Pequeno Príncipe e a Cobra

Ilusão

Platão e o Macaco Pelado