O Imperdoável

Sou de uma geração em que o pai era mais cheio de sombras. Carregamos este pai nos ombros. Nos escombros. Criatura quase sempre invisível que pesa como o diabo. Egocentrado no seu prazer, no seu sossego. Avesso do rei dos contos de fada. Menino grande. A muitos de nós ele legou esta peleja com o masculino. Esta escola do perdão que não queremos frequentar. Pai amado e escorregadio, imune à nossa carência infantil. O cara que estava quase sempre fora. O cara que se foi. O cara que nunca veio. O pai ausente que estava lá. Sou de uma geração que precisa passar o pai a limpo, antes que seja tarde. Integrá-lo ao luminoso e recriá-lo para a próxima geração. Não é fácil. Andamos arrastando o pai não resolvido nas nossas relações amorosas, tentando decifrá-lo no espelho do outro, tentando amá-lo ou fazê-lo pagar. Nada resulta. O pai ensaboado escapa de novo entre as mãozinhas eternas de criança e foge para seu escuro particular. A mãe não faria isso. A mãe se entregaria aberta e inteira e abnegada. Nos deixaria rolar abraçados em nossa neurose sobre o seu corpo até desmanchá-lo. O pai se retira ou nos manda sair. Fecha-se no casulo masculino, silencioso, e se prepara para o próximo ato. Ele é de fazer. Merda, às vezes. Trabalha com dois tipos de limite: o excesso e nenhum. Repressão e perversão misturadas. Aprendeu assim, aprendeu a ser pai na porrada, não aprendeu, foi levando. E nós temos que nos haver com ele. Amar o amor possível dele. E não é fácil. Queremos cobrá-lo. Ele não tem como pagar. Acuado, se retira, volta pro escuro, e sentimos sua falta. Falta da essencial paternidade que ele deu conta com seus vagalumes. Eu tive um pai assim: imperdoável. Mas o amor desautorizou meus relatórios de culpas. E perdoou. Tudo. Então ele se lançou no abismo e caiu no céu. Hoje meu pai é só reflexo.
*
Para Débora.
*
*

Comentários

  1. Anônimo6/4/15 10:08

    Nossa... complicado voltar a pensar em tudo isso, quando, com a morte, com a partida de meu pai, já achava resolvido. Mais um tempo de porrada para me resolver. Mas vamos lá... nossa vida parece mesmo um ringue... daremos conta!

    ResponderExcluir
  2. Se agora ele é reflexo, então tornou-se Luz! A sombra é tão somente tudo aquilo que não ousamos trazer à luz... à luz de nossa própria consciência.
    Citando Deepak Chopra:
    "Quem não está na Luz, não pode afirmar que não tem sombras!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonito. Muitas vezes escrevo sem pensar, não passa pelo racional, vem de uma outra sabedoria, não tinha visto este significado. Obrigada.

      Excluir
  3. Nanna, sim, perdoemos, perdoemo-nos, hoje e sempre! Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não tem conta Google? Assine, clique em ANÔNIMO e em PUBLICAR. É fácil! Bjooo.

Postagens mais visitadas deste blog

O Pequeno Príncipe e a Cobra

Ilusão

Dia bom