Pular para o conteúdo principal

Vem morrer, vem!

Venha morrer na próxima chuva! Venha que o país é este! Não vá para o Japão, lá tem governantes sérios, tem funcionários públicos de primeira, você não vai conseguir nem se molhar no próximo Tsunami. Venha para o Brasil. Nós temos tragédias que não saem de cartaz. Escolha a sua encosta, a sua favela no morro e venha, está tudo como sempre esteve e estará. Nós não corremos o risco de um competente, um comprometido, um cara ou muitos caras com autoestima quererem resolver alguma coisa, nós nos garantimos, nós convocamos todos os bundas-moles disponíveis, eles estão à frente da coisa pública e a coisa tá feia e é para sempre: venha morrer na próxima chuva! Venha morrer queimado com seus filhos na nossa favela de papelão. Você não conseguiu morrer no ano passado? Milagrosamente seus filhos saíram vivos do barraco em chamas? Não se desespere meu querido! Você pode voltar!! A favela está lá te esperando!!! Levante sua casinha combustível, de preferência debaixo do viaduto, venha morrer queimado, sim morreram muitos no ano passado, mas este ano será diferente, vamos morrer de forma diferente, vamos inovar: queimados e esmagados pela estrutura do viaduto que vai cair. Ano passado não caiu, fomos pouco agressivos. Este ano estamos ainda mais bunda-moles e vai cair, confie no seu governante! Garanta sua vaga nos escombros! Turismo de aventura é coisa de gente fresca. Venha fazer turismo de soterramento! Todo ano, na época das chuvas, estamos lá esperando você no Rio de Janeiro com nossas ambulâncias, nossos bombeiros, nossos acampamentos improvisados, nossas campanhas de arrecadação de roupas e alimentos. Nós somos bons em correr atrás do prejuízo, não tem pra ninguém, brasileiro é o atleta do prejuízo. A gente tem prejuízo com as chuvas, com a corrupção, com a violência, com o incêndio na casa de shows e corre atrás! Somos superatletas da desgraça! Correr na frente é batido, é clichê! A gente corre atrás empurrando com a barriga e não alcança. É ge-ni-al! Resolver é coisa de gente frouxa, estes ortoajustados da Suécia. A gente quer é pagar muito imposto pra ver sangue escorrendo na lama, pra ver os familiares morrendo sufocados na fumaça!  A gente quer é encher o rabo dos políticos de grana pra garantir nossa vaga no necrotério. Vaga na escola? Vaga na UTI? Não seja tão previsível, meu querido! Inove! Pague para ter sua própria bandeja de metal quando estiver lá estirado e duro e frio e absolutamente morto. Porque aqui, neste país maravilhoso, você tem escolha, meu amigo. Então escolha sua tragédia e venha morrer com a gente! E mais: sua foto três por quatro pode aparecer no telejornal no horário nobre e, se sua morte for bem escabrosa, podem até entrevistar a sua esposa e perguntar como ela se sente! Olha que sensibilidade a nossa! E nem precisa de inscrição. É só entrar, colocar a roupa de palhaço e ficar parado esperando. Não é o máximo? É azul! É verde! É amarelo! É nós!!
*
*
*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amar não basta

Amar não basta. Gravo a mensagem no whatsapp e envio para a amiga. É uma faca no estômago, eu sei. Tantas pessoas se separam se amando. Eu mesma já fui embora arrastando o coração pelos cabelos umas duas vezes. Doloroso demais. Cruel demais. Mas acontece de as possibilidades se esgotarem, de fato. Acontece de precisarmos estar sós naquele trecho da estrada. Acontecem estradas diferentes com interseções que nunca mais se repetem.  Acontece de a dor ficar insuportável. E então a morte se impõe, mas nem sempre a aceitamos de pronto. Acontece de, primeiro, tentarmos blefar o adeus. Vivenciar o fim com a certeza de que o navio não deixou o porto. Ir sem ir. Começa o vai e vem sofrido: separa e uiva de dor, volta e uiva de prazer. Nada como voltar do fim: uma bomba de serotonina. Mas a volta não é inteira, não é a que planejávamos, e logo a falta se apresenta, e a dor retoma o palco e ensaia um novo adeus. Amar não basta, amiga. É preciso amar-se junto. Senão o outro vira eterna ameaça de …

Para o meu fantasma

Adeus e obrigada. Foi bom girar nos seus braços nesta valsa inesperada. Obrigada pela Duquesa, pela Gata Borralheira, pelo pai e pelas crianças minhas que você nem sabe que me deu. Obrigada pelo espelho onde pude pentear a minha vaidade, pelo lugar de destaque na sua corte que pude chamar de pouco. Foi doloroso ver meu tirano no seu, mas foi como um parto. Dor valiosa de onde nasci novamente. Obrigada por tudo que você nem sabe que foi. Por ter ido tão fundo em mim sem nunca ter deixado a superfície das suas vontades. Por ter me notado. Por ter chamado meu nome. Por ter evitado o meu mergulho e me devolvido a mim. Coloco este agradecimento e este adeus numa garrafa e lanço no rio de nome universo. Incógnita, me despeço. Remeto este adeus agradecido à sua alma que há de me escutar numa dimensão distante. Adeus e obrigada pelas provocações de menino, por acordar o meu menino, por dançar comigo esta dança breve, desatenta, mas necessária. Verdadeiramente, obrigada, segue seu caminho. Ab…

Estranha Paz

Ah, esta paz de me sentir só que dá até medo. Estou sentada no restaurante, indecentemente só. Não pertenço a nenhum quadro. Nenhuma moldura me contém. Não sou sua mãe, sua esposa, sua amante, sua amiga. Sou folha seca na ventania lindamente desgovernada. Que medo de enlouquecer e sair vagando pela rua. Largar o carro. Ir andando até uma rodoviária. Comprar uma passagem para o nada. Virar pessoa desaparecida, forasteira, perder as referências, escafeder, sumir do mapa. Todos viajaram. Faz uns dias que estou só. Devolvida à minha pureza sem demandas. Sem idade, sem rugas, sem pressa, sem expectativas. Este prazer na solidão que me assusta. Só eu no restaurante atrás de uma caneca de chope. Um cara no piano tocando jazz. E não falta nada. Meu Deus, preciso confessar e é terrível: não falta absolutamente nada.  * * *