Insatisfação Perpétua

Ontem, diante de amigos exauridos e tristes, me perguntei onde estava o limite entre a evolução e a ganância? É justo se querer mais, certamente, mas também é preciso estar satisfeito. O ser humano inventou o sistema de querer sempre mais, insatisfação perpétua, e chamou de evolução, desenvolvimento. Por trás destes nomes bonitos se esconde uma violência. A evolução do ser humano é competitiva. Evolução natural, certo? Darwin. Só os melhores sobrevivem, passam seus genes para frente. Fomos então devolvidos à selva. Desde pequenininhos somos preparados para a competição, para sermos melhores, para conseguirmos o melhor emprego e fazer daquela empresa a melhor empresa, que vai passar seu DNA para frente... e o melhor não tem fim.  O melhor não é atingível, é um rabo que corre na nossa frente enquanto movemos a máquina chamada sistema. Insatisfação perpétua. Se houver espaço, temos de crescer, e dizem, o céu é infinito. O combustível do crescimento, já estamos percebendo, pode ser nossa felicidade. Nada que você der, chega. Nada do que fizer, basta. O gráfico precisa subir. Então, ficamos tristes. Depressão natural. Porque não viemos ao mundo para evoluir. Viemos usufruir o dom da vida. E viver não é mais divertido. Viver é produzir, é superar-se. Superar-se pode ser gostoso, se não for uma compulsão social. Tem horas que eu não quero me superar, eu quero me aceitar do tamanho que eu sou, me reconhecer, me afagar.  Mas logo vem um nego me cutucando uma meta nas costas. Não pode parar, não pode parar, não pode parar... Não! Isso não pode ser evolução. Evoluir tem que conter indiscutivelmente a palavra "felicidade". Senão é ganância de alguém ou é moto contínuo, é inércia. Parem as máquinas, estamos em greve, queremos 100% de reajuste no sorriso.
*
*
*

Comentários

  1. Cintia Toledo3/3/11 09:26

    Perfeito, amiga !!!
    Estamos vivendo uma loucura !!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Isso, mulher, me pire! E agora eu me jogo na parede e me chamo de... Nem sei mais. (Mas quem sou eu, esse pirralho de 24 anos? Será que já deu tempo? Será que não é só frescura...? É, só pode ser frescura.)

    ResponderExcluir
  3. Nanna,

    suas observações deveriam ser publicadas num jornal de ampla circulação. São de utilidade pública. No entanto, se fosse esse o caso, talvez passassem a lhe cutucar para produzir mais e mais e mais... E ficaríamos privados da oportunidade de acompanhar, sem pressão evolutiva, seus comentários tão profundos, urgentes, essenciais.

    Bj
    Davi

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/3/11 13:50

    Obrigado. H

    ResponderExcluir
  5. Uhuuuu,já pensou agora então que seremos cada vez mais smart!!!! kkkk bjs

    ResponderExcluir
  6. É preciso parar para ser feliz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não tem conta Google? Assine, clique em ANÔNIMO e em PUBLICAR. É fácil! Bjooo.

Postagens mais visitadas deste blog

O Pequeno Príncipe e a Cobra

Ilusão

Dia bom