Somos Nós

Somos nós. No pior sentido de nós.

Nós agarrados ao colar de diamantes enquanto o Titanic afunda.

Nós pedindo que nos enganem com promessas doces e inviáveis.

Nós aceitando estojo de maquiagem pra disfarçar a ferida que precisa ser operada.

Nós agarrados a corporativismos anacrônicos de todas as espécies.

Somos nós um pouco sindicalistas, um pouco pecuaristas, um pouco evangélicos.

Jogando o jogo do “farinha pouca, meu pirão primeiro”.

Nós e esta burrice repetitiva de acreditar que estamos do lado do herói da vez.

Somos nós jogando o jogo do me engana que eu gosto.
Abraçando a incoerência escarrada do eu sou legal mas meti a mão na grana pública, eu sou legal mas prego surra em criança homossexual, eu sou legal mas fecho os olhos para a bandidagem do meu amigo.

Somos nós e esta condescendência no estupro.
Esta condescendência com o estuprador seja ele de esquerda, direita, centro, da beiradinha ou da sala da minha casa.

Somos nós e esta falta de fé na dignidade de fato, no respeito de fato. Nós criados e acostumados na indignidade e no desrespeito. Nós e esta convivência tolerante com o abuso. Achando o abuso engraçadinho.

Nós que topamos fechar um olho todos os dias.
Nós juízes, taxistas, atores, jornalistas, empresários, agricultores, domésticas, brasileiros.

Nós que jogamos fora tudo que foi de bom pela incapacidade infantil de dizer alto e publicamente: também erramos.

Nós que perdemos o país mas não perdemos o bate boca na timeline do Facebook.
Nós preferindo a mediocridade que não ameaça à honestidade de quem nos diz não.

Somos eu e você: supostamente diferentes, supostamente iguais.
Não é o vilão, a maldade do universo, não é praga de madrasta má e não é fácil.

Sou eu, é você, somos nós.

E é ruim porque ninguém virá nos salvar.
E é bom porque a salvação... somos nós.
*
*
*

Comentários

Postar um comentário

Não tem conta Google? Assine, clique em ANÔNIMO e em PUBLICAR. É fácil! Bjooo.

Postagens mais visitadas deste blog

O Pequeno Príncipe e a Cobra

Ilusão

Platão e o Macaco Pelado