É sobre "descer"

Achei que era sobre ignorância, as eleições no Brasil. Ignorância irremediável. Não é. Para esta, que escreve, é sobre humildade. É sobre meu olhar de cima, irritado com o que ignora e não me escuta, e  prefere a frase fácil daquele que, ele sente, fala no mesmo nível. Não é sobre ignorância, é sobre minha superioridade do lado de lá do abismo. Eu intelectual, eu artista, eu ativista, eu militante. Eu de cima. E hoje sei porque já me senti neste abaixo: sob o olhar crítico dos meus irmãos sensíveis, informados, cheios de moral, éticos, iluminados. Como se eu pisasse com inadmissíveis patas sujas o nosso panteão de justiça e civilidade. Eu, que posso dar carteirada de intelectual e artista. Imagina aquela que vive há anos luz de distância mergulhada numa existência religiosa? Sei porque, sob este olhar de cima dos "meus", desejei mais o acolhimento dos ignorantes, dos pobres de espírito, do que mudar um país. Tão perto ouvir uma voz que me ecoa, tão longe estas palestras confusas sobre um estado ideal das coisas vindas do alto. Tão urgente o abraço. Tão fria e repulsiva a supremacia do saber.  E entendo enfim diante da força daqueles que escolhem "ignorar"... não é sobre ignorar. É sobre ser costurado urgentemente, desesperadamente, no tecido social mesmo que através das linhas da mentira. E, para mim, é sobre ser humilde, "descer" onde não me vejo, e tentar ouvir, e tentar conversar.

*

*

*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Pequeno Príncipe e a Cobra

Ilusão

Platão e o Macaco Pelado