Ode ao Cão

Carrego presa à coleira esta parte fundamental de mim: o cão. Nela encapsulada meu bicho esquecido. Face minha que apaguei para viver em suposta paz e abundância entre os da minha espécie. Cuidei de mantê-lo perto quando ainda era lobo. Cuidei de mantê-lo junto para nunca me esquecer de quem sou. Salvaguarda da minha natureza duramente domesticada.  E quanto mais me afastei de mim, maior se fez meu amor por ele.  Disfarcei-o em objeto dócil do meu lar, adaptado ao meu estilo, e projetei nele toda sorte de humanidades que ele suportou alegremente. Mas não é esta submissão que me fascina, pelo contrário, é a barriga sempre encostada ao solo, o olhar perdido de quem ainda sabe enxergar com os ouvidos, a contemplação meditativa do nada com a cabeça abandonada no chão, o despudor de rolar as costas brancas no barro e a capacidade superior de perseguir rastros invisíveis. É o que fui. Ele é minha alma animal esparramada na grama, quarando ao sol, indiferente às catástrofes políticas, ambientais, humanitárias. Ele é minha porção primitiva que desconhece mágoas e abana o corpo em êxtase quando o ser amado chega, totalmente esquecida de qualquer impaciência hostil. Ele é uma lembrança doce do ser em mim que simplesmente flui na existência. E até sua finitude sem alarde,  de ser essencial mas substituível, me recupera uma despretensão saudável. Deito-me  de vez em quando com meus cães no chão de cimento da garagem, em paz por ser parte da matilha, aceita como igual. Silencio o pensamento e fico bem quieta com medo de que eles me achem pouco bicho. E os cães me acolhem e me salvam. Jamais saberão o bem que me faz poder soltar o mosquetão da coleira e deixá-los correrem livres e inteiros como eu dificilmente voltarei a ser. Acho que não sabem. Penso, obrigada a pensar, que não saber é sua dádiva e sua imensidão.
*
*
*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Pequeno Príncipe e a Cobra

Ilusão

Platão e o Macaco Pelado