Doce e Sal

O limite entre a simpatia e a hipocrisia é linha tenue.  E, às vezes, é preciso gritar bem alto o que todos susurram baixinho. Sempre atenta ao ser humano, desenvolvi em mim a extrema capacidade de saber o que ele sente, o que espera e o que topa. Assim aprendi seu apreço irracional pelas embalagens. Como publicitária, embalei coisas e gentes para que tivessem permissão de entrar na tua casa. Emprestei minha poesia a carros e minha oratória a presidentes, ensinei empatia ao antipático, vesti camisa azul no embotado e escondi sindicalistas grosseiros atrás de uma borboleta. Tentei te alertar contra mim mesma através da sinceridade desinteressada da arte. Mas aprendi que na arte eu te ofereço minha verdade e você foge e na publicidade eu te dou mais entorpecimento e você me paga caro. Então, por muito tempo, contribuí ativamente na construção desta ilusão sob teus pés.  Uma ilusão combinada entre nós. E fomos hipócritas juntos, ligados por mentiras e silêncios pactuados e até chamei isso de felicidade. Mas fui acordada com o estrondo do desastre onde nos metemos juntos quando as embalagens se romperam. E não quis te fazer outras. E decidi enfim gritar no teu ouvido: o super homem não existe, o salvador da pátria não existe, o iluminado não existe e nem a porta mágica para qualquer salvação, o amor é uma peleja, o sucesso, uma sucessão de aprendizados, a meta, uma escada infinita, o bicho humano, uma criatura contraditória e frágil, a iluminação, um farol que gira no meio do seu próprio coração com intervalos de breu. E toda ilusão é uma escolha tua. Vem beber dos milagres possíveis, joga fora a seringa das hipocrisias doces. 
*
*
*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Pequeno Príncipe e a Cobra

Ilusão

Platão e o Macaco Pelado