Perdendo Meu Tempo Com Você

Existe um narcisismo nefasto por trás da sua rigidez. Vou te contar, compadre, no fundo desta boa intenção inabalável para com o país, o mundo, a humanidade, tem um narcisismo seu. Nascemos em lados diferentes do jogo, eu e você, e isso não me assusta. A diferença não me assusta. Me apavora essa paixão com a qual você se agarra à verdade e rosna. Esta arrogância, intelectual ou burra, de quem fala cuspindo sua crença. Esse radicalismo surdo dos encantados pelo espelho colado atrás de uma opinião. Há muito não se trata de encontrar solução mas de preservar um pedestal ideológico em cima do qual você dança. E isto sim me assusta compadre, porque esta postura é o colchão estúpido das guerras. E é estéril pra nós dois. Só serve a quem vende armas. E quero te dizer compadre amigo, porque com os que se consideram inimigos já não desperdiço verbo: cabe muita frustração numa receita de mundo ideal e frustração gera raiva e sua raiva não está ajudando, percebe? Pode até criar algum frisson na troca de venenos com seus colegas de espelho, naqueles minutos de êxtase em que nos reiteramos e reduzimos o outro a pó, mas, na prática, o chão só afunda. E o chão, compadre, ironicamente, é um só. E ideologias não são panaceias de cura, não são altares. Ideologias são divisórias voláteis erguidas pela mente e mudam com a história.  Radicais andam com o dedo no gatilho. Sábios andam serenos. E, no mínimo, na hipótese mais medíocre, seu atirador não está matando ninguém. Porque o caminho certo não existe. Porque as unanimidades são burras. Porque a extinção da crença do outro é uma ilusão. E o que me mata de verdade, o que de fato me aniquila é que seu radicalismo narcisista ecoe tão mais em mim do que a lucidez ponderada de um outro amigo para quem eu deveria ter usado meu tempo, minha luz, meu coração e escrito um texto. 
*
*
Para Chica Lúcida Portugal para quem eu deveria ter escrito um texto no lugar deste.
*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Pequeno Príncipe e a Cobra

Dia bom

Ilusão