Que Pais é Este?

Estou no avião sobre o atlântico voltando para onde não sou mais. Para alguém que não sou mais. O avião avança no mapa luminoso em 3D na minha frente... de volta para o país que não tenho mais. Entra no céu brasileiro... e é cinza de novo. Meu trem de pouso encolhidinho de medo. No alto da tela, um número me conta que tenho só cinquenta minutos para renascer. Em menos de uma hora terei de me levantar da poltrona deixando nela, qual cigarra, a casca do que fui. Aquela mulher que mil vezes teve fé. E agora perdeu. Vejo da janela o chão lá embaixo, parece o mesmo chão de terras tão lindamente coloridas, não é, virou campo minado de intolerâncias. E eu tenho menos de uma hora para descobrir nas minhas costas pesadas de cansaço... asas. Porque no final da escadinha de metal meu país não mais existirá quando eu voltar... só um vácuo estranho. Um vácuo de humanidade, gentileza, compaixão... um vazio de valores, de respeito, de dignidade... O nada de boçalidades e egocentrismos diários. O vazio exposto de tantos e tantos e tantos seres vazios. Insuportável.  Insuportável o país que nos fizemos. A moldura tosca onde nos enfiamos. Insuportável este raso onde iremos afogar nos estapeando. E ainda assim dói como queimadura de terceiro grau a ideia de estar amanhã noutra poltrona fazendo o caminho inverso, no mapa em 3D e no meu coração... definitivamente. 
*
*
*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Pequeno Príncipe e a Cobra

Ilusão

Platão e o Macaco Pelado